Páginas

sábado, 1 de agosto de 2015

A MENSAGEM DAS ABELHAS


Os cientistas ainda estão perdidos com o fenômeno do desaparecimento das abelhas que vem acometendo todo o mundo.
Simplesmente, de um dia para o outro, milhares e milhares de abelhas desaparecem de uma determinada região, deixando para trás todo o alimento (mel, pólen, geleia real) e também as suas crias, futuras abelhas que iriam nascer na colmeia. As pesquisas sabiamente já indicam que o efeito nefasto dos pesticidas que prejudicam, o solo, as plantas, e, nossa própria saúde, também afeta o sistema nervoso e a orientação das abelhas. Mesmo, assim, o fenômeno do desaparecimento sincronizado em massa de centenas de enxames, que não deixam rastros e nunca mais são vistos, ainda é um mistério.
Quando as abelhas migram, fenômeno biológico conhecido como enxameação, elas levam consigo o mel e, geralmente o enxame se divide, com uma parte ficando no seu local original e outra parte se desloca para desenvolvimento de uma nova comunidade em outra região. É a multiplicação da natureza! No Colapso de Desordem da Colonia, como é tecnicamente conhecido o fenômeno do desaparecimento, as abelhas simplesmente abandonam o local e não são encontradas em nenhum outro lugar. Elas somem do planeta !
Estamos vivendo em uma época na qual a humanidade precisa desenvolver novos hábitos de vida para conseguir permanecer harmonicamente num mundo que está em processo de evolução. A humanidade também precisa evoluir! Precisamos de melhores formas de nos relacionarmos uns com os outros, mais união entre as nações e mais integração com a natureza. Todas as religiões existem para reconectar o Humano com o Amor Divino. Religião = Religare! Tudo é uma coisa só ....
Até que a humanidade acorde para a realidade maior, a mãe natureza continuará a nos enviar mensagens cada vez mais claras para que de fato tenhamos mais respeito com a vida. Coisas estranhas, tipo este desaparecimento das abelhas, ou outro fato inusitado qualquer, irão acontecer mesmo....Caso necessário, infelizmente, catástrofes naturais poderão chacoalhar novamente o mundo, pois apesar de todo sofrimento, quando isto acontece os homens despertam e se ajudam, independentemente de credo, raça ou bandeira. Somos todos irmãos! As mudanças climáticas também estão alarme para que vivamos em comunhão com a natureza! O dinheiro de nada terá serventia se não tivermos mais água para beber, ar puro para respirar ou alimento para nos sustentar.Falando nisto, você sabia de 2/3 de todos os nossos alimentos tem dependência direta da polinização feita pelas abelhas? A presença das abelhas no planeta é de fundamental importância para o equilíbrio de todo o ecossistema terrestre. Se elas continuarem sumindo, tudo vai piorar....
Eu prefiro levantar a bandeira para que nós quanto raça humana sejamos inteligentes o suficiente para corrigirmos nossas condutas na Terra e façamos antes as mudanças que precisamos fazer para vivermos em harmonia conosco mesmo, com a natureza e com o Universo.
Como disse, a natureza nos enviará mensagens cada vez claras que nos farão despertar!!
Há um tempo atrás, uma menina de 9 anos encontrou junto com seu pai no apiário, um favo de mel fabricado pelas abelhas contendo um simbolo da paz gravado em sua superfície..... A mãe natureza nos avisa, ela quer o nosso melhor! Vamos fazer a nossa parte! Chega de agrotóxicos, chega de ganância econômica, chega de fabricação de armas (que desperdício absurdo dos recursos naturais e de nosso tempo vital) ... Vamos nos unir uns com os outros, vamos nos unir com natureza e com a vida!
Estamos adentrando em um novo tempo de consciência! Tudo no universo pulsa em unidade! A chave para o entendimento do desaparecimento das abelhas está bem além dos mecanismos puramente biológicos. As pessoas que realmente são próximas das abelhas e/ou essencialmente ligados à energia vital da natureza sabem do que eu estou falando. As abelhas, com seu desaparecimento, estão nos trazendo uma mensagem clara da natureza, que visa nos conduzir para um nova forma de viver. Uma forma de viver mais harmônica com a vida planetária. Tenho certeza que se caminharmos juntos nesta direção, elas continuarão aqui conosco, estaremos mais saudáveis com a natureza e com certeza viveremos em paz!

domingo, 8 de março de 2015

Pólen – O Pó de Ouro

O pólen é o elemento masculino de reprodução das flores. Ele é indispensável à fecundação e a transformação da flor em fruto. Cada grão de pólen contém vários elementos necessários à vida: proteínas, glicídios, lipídeos, sais minerais, oligoelementos, vitaminas, hormônios, enzimas e água. As abelhas coletam o pólen nas anteras (parte masculina) das flores, ainda em forma de pó, acrescendo-lhe mel e secreções enzimáticas. Elas transformam aquele pó em grânulos que são fixados em suas pernas posteriores e, então transportados para a colméia, onde são coletados através de uma tela especial. O pólen é um alimento insubstituível para as abelhas, sendo para elas mais importante até mesmo que o mel. Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois contém todos os aminoáciados essenciais ao organismo humano.

Composição média – 20% a 40% de glicídios; 3% a 12% de lipídeos; 2% a 6% minerais (cálcio, cobre, enxofre, fósforo, manganês, potássio, silício e zinco) e outros componentes de difícil mensuração, porém de grande importância biológica, tais como vitaminas, hormônios, pigmentos, enzimas, substâncias antibióticas e de crescimento.

Propriedades terapêuticas – Fortificante natural que melhora o estado geral, provocando até mesmo a alegria de viver e sensação de rejuvenescimento. Estimula o organismo e ajuda-o a prevenir as agressões microbianas, regulariza as perturbações funcionais, reequilibra os metabolismos, dá força ao convalescente, às pessoas fadigadas, enfraquecidas, intoxicadas, permite às pessoas anoréxicas reencontrar o apetite e recuperarem o peso (as pessoas obesas registraram perda de peso e aumento de energia). Recomendado para estados de carência, descalcificação, raquitismo, atraso de crescimento, aleitamento, excelente remédio contra anemia, aumenta a hemoglobina e o glóbulos do sangue. Combate a fadiga intelectual, a neurastenia, a astenia, notável regulador intestinal, reestabelece as funções intestinais perturbadas: prisão de ventre crônica, diarréia, colites, fermentações e impede as putrefações. O pólen é o alimento do intestino por excelência. Graças à rutina que contém, permite lutar eficazmente contra a queda de cabelos. Excelente contra a astenia sexual, a impotência, ajuda a lutar contra o envelhecimento prematuro e à senescência, tem uma ação eficaz contra a hipertrofia da próstata. Certos autores falam de uma ação “miraculosa” do pólen em casos de adenoma prostática. O consumo cotidiano e regular do pólen permite curar os prostáticos graves, rebeldes a todos os tipos de tratamento. Em muitos casos, graças às suas propriedades descongestionantes e antiflogísticas e do elemento zinco, o pólen permite evitar a operação da próstata em homens nos quais a ablação deste órgão surge como única solução que pode dar fim ao intolerável sofrimento provocado pela sua hipertrofia que comprime a uretra prostática, impedindo a bexiga de se esvaziar. Diminui a tensão nervosa, útil como auxiliar no tratamento do “stress”, o pólen diminui a taxa de glicose do sangue dos diabéticos, mas não interfere nas taxas das pessoas normais, também usado nos tratamentos de beleza, “máscaras e cremes”, estimula o crescimento e desenvolvimento das crianças, fortalece a visão pela presença de riboflavina, que age sobre a retina. Previne hemorragias cerebrais, oculares e cardíacas, graças a presença da rutina que fortalece os vasos capilares, auxilia no tratamento de hemorróidas, facilitando a evacuação. Devolve energia e vigor às pessoas de idade avançada. Mantém integridade da pele, mantendo-a macia e de cor rosada, devido à diversificação de minerais, favorece na formação dental e óssea, protegendo as articulações do reumatismo. Protege o fígado e regulariza as funções renais, tem efeito descongestionante e anti-inflamatório, melhora a capacidade de circulação sanguínea. Dá imunidade as pessoas que tem alergias (asmáticas, febril, etc). Atua na regularização menstrual e distúrbios da menopausa.

Indicações 

O consumo de pólen é indicado para crianças e jovens em crescimento, adultos, idosos, gestantes, mães amamentando, esportistas, convalescentes e pessoas submetidas a situações de grande exigência intelectual ou física

Pesquisas realizadas em diversos países sobre a utilização do pólen na alimentação e em terapias humanas indicam que o consumo regular do pólen:

Regula o metabolismo;
Reequilibra e desintoxica o organismo;
Estimula e aumenta a energia vital;
Tonifica e auxilia na formação de massa muscular;
Reestabelece o bom funcionamento intestinal e favorece o trabalho digestivo;
Tem ação anti-anêmica e fortalece os vasos sanguíneos;
Contribui com o desenvolvimento celular retarda o envelhecimento;
Auxilia em casos de altos níveis de colesterol e hipertrofia prostática;
Melhora as condições para lidar com o stress e depressão;
Proporciona vigor físico e mental;

Para melhor aproveitamento dos benefícios proporcionados pelo pólen seu consumo dever estar associado a uma dieta equilibrada e hábitos de vida saudáveis.

Restrições

Diabéticos devem consultar um médico especialista antes de consumir o produto;

Crianças abaixo de 01 ano de idade só devem utilizar o produto sob orientação de um médico pediatra;

Pessoas que manifestam alergias ao pólen transportado pelo vento dificilmente apresentam reações ao pólen apícola, porém devem suspender o uso em caso de reação alérgica; 

Recomendações de Uso

O pólen pode ser ingerido puro, mastigando-o bem e tomando um liquido em seguida. Fica ótimo misturado ao açaí, leite, sucos, vitaminas, iogurte, salada de frutas, e sorvetes.

A qualquer momento do dia é uma boa hora para se alimentar com pólen, porém o melhor horário para consumo é no desjejum ao despertar, pois assim há a melhor absorção dos nutrientes e potencializam-se os benefícios.

Doses: 

Adultos: 10 a 25 gramas ao dia
Crianças até 12 anos: 5 à 12 gramas ao dia.
Crianças até 5 anos): 4 a 8 gramas ao dia.

1 colher de café  equivale a 4 gramas;
1 colher de sobremesa (rasa) equivale à 8 gramas; 
1 colher de sopa equivale à 12 gramas;

Observação: 

Deve-se consumir pólen por no mínimo 30 dias consecutivos; 
Recomenda-se o uso contínuo por três meses.
A utilização por longos períodos proporciona excelente regularidade no funcionamento do organismo.

É importante saber que a ação do pólen sobre o organismo não é rápida nem abrupta, mas sim progressiva. Trata-se de uma ação profunda sobre o metabolismo que começa a se manifestar positivamente após duas ou três semanas de uso contínuo. 

Referências bibliográficas

Blutenpollen – K.A. Bayer – Zurich – Suiça
Apicultura – P. Jean-Prost – Paris – França
Doenças – Causas e Tratamentos – Jong Suk Yum – Japão
O mel e a saúde – Darrigol Jean-Luc – Porto – Portugal
ABC Y XYZ de la Apicultura – A.I. Root – Medina Ohio – USA
Apicultura – J.M. Sepulveda Gil – Barcelona – Espanha
Herold, E. “Heilwert aus dem Bienenvolk” – Munique – Alemanha

Fonte: Apis&Indígenas (http://apisindigenas.com.br/polen-o-po-de-ouro/)